Líder da quadrilha que coordenou assalto a banco em São Gotardo é morto em confronto no Pará

- Internet | Reprodução


Um dos criminosos mais procurados do país, Francivaldo Moreira Pontes, 45, foi morto pela polícia nesta terça-feira (26/11) durante uma operação no interior do Pará. Ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), ele era apontado como líder de uma quadrilha de mega-assaltos a bancos e carros-fortes.

Segundo informações divulgadas pelo UOL, Francivaldo estava escondido em uma ilha em Mocajuba, a cerca de 200 km de Belém. Ele foi baleado após atirar contra agentes que cumpriam mandado de prisão. Nenhum policial ficou ferido na ação. No local, foram apreendidos um fuzil AK-47 e munições.

Conforme apurado pelo portal Paranaíba Agora, o criminoso era procurado há nove anos e utilizava identidades falsas para escapar das autoridades. Ele ganhou notoriedade em 2007, quando liderou um assalto a agências bancárias em São Gotardo, a 65km de Campos Altos. A ação, que envolveu reféns e confrontos armados, resultou na morte de um policial militar e no sequestro de um juiz, um delegado e um promotor.

Dois anos depois, Francivaldo foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais na operação 'Vandec', que desmantelou uma das maiores quadrilhas de assalto a bancos do país. Na ocasião, uma metralhadora antiaérea foi apreendida.

Continua após a publicidade

Mais recentemente, ele foi apontado como responsável por outro assalto em Confresa, no Mato Grosso, em abril de 2023. A quadrilha atacou diversos pontos da cidade com armas de grosso calibre, confrontou a Polícia Militar e incendiou veículos antes de fugir. Após a operação frustrada, parte do grupo foi presa, e 18 suspeitos foram mortos em confrontos. Segundo o Ministério Público, o PCC sofreu um prejuízo estimado em R$ 3,4 milhões com o fracasso do roubo.

Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e receba em primeira mão tudo o que acontece em Campos Altos e na região. Clique aqui!
Participe do grupo do Portal No Foco no Whatsapp